Home / Destaque / Africania vai a Santo Amaro

Africania vai a Santo Amaro

Bel da Bonita é músico e educador | Foto: Divulgação

Uma conexão entre afeto e batuques ancestrais. É o que vai acontecer na apresentação de Repercussivo, uma aula-show ministrada por Bel da Bonita, líder do grupo Africania, ao lado dos músicos Ravel Carvalho e Bob Bulhões, também integrantes, no próximo sábado, na cidade Santo Amaro, como parte do imersão do curso de Agentes Culturais.

A mistura de ritmos originados pelo cabula, barra-vento, batá, ijexá, agueré, alujá, entre outros, que foram trazidos pela diáspora negra à Bahia, junto com suas variações que se desenvolveram na Bahia marcam o show que vai apresentar canções assentadas na afro-religiosidade brasileira e em cantigas populares dos sambas de roda do sertão baiano.

Músico autodidata desde os 16 anos e educador, Bel da Bonita é criador do grupo Africania, formado também por Pedro Lucas (teclado), Luís Henrique (bateria e voz), Gibran Souza (percussão e voz), Ravel Carvalho (percussões e voz) e Moysés Martins( baixo). A banda nasceu em 2006 e possui seis discos gravados além de apresentações em alguns festivais.

Na descrição feita por eles mesmos nas redes sociais, “a banda Africania é fruto do nomadismo artístico capitaneado por Bel da Bonita em várias regiões do Brasil. Nesse processo de itinerância musical, o grupo se especializou no estudo das percussões em suas múltiplas linguagens – especialmente nas manifestações da música sacra afro-brasileira e nordestina-, estendendo seu diálogo rítmico com o jazz, a música caribenha e o psytrance.

Ouça a Africania aqui.

Veja também

MC Osmar: arte-educador e ativista

Um dos pioneiros da cultura Hip Hop na região de Alagoinhas, o rapper e arte-educador …