Home / Destaque / MC Osmar: arte-educador e ativista

MC Osmar: arte-educador e ativista

Um dos pioneiros da cultura Hip Hop na região de Alagoinhas, o rapper e arte-educador Osmar Pereira, conhecido como MC Osmar, vai mostrar o seu trabalho como agente cultural para os participantes do curso ministrado no Centro de Cultura de Alagoinhas, no próximo sábado (20/05).

Era 1997 quando MC Osmar começou a gravar suas primeiras músicas em fitas k7. A partir daí, o rapper não parou mais de produzir. Formou os grupos de rap Doiz Mcs, de 1998 a 2001, e Artilharia Verbal, de 2002 a 2006. Em 2006, fundou o Projeto Petrolatividade para promover atividades de circulação da cultura nos interiores da Bahia.

Hoje, com dois CDs que foram lançados sem apoio financeiro, Soul Hip Hop e O coração suburbano não para, MC Osmar desenvolve um projeto independente tanto em sua carreira musical, produzindo materiais musicais e audiovisuais, quanto como ativista do Movimento Hip Hop baiano.

Seu trabalho musical mescla o discurso político combativo de rimas fortes e intensas, elemento natural do rapper, com a vertente poética aguçada que marca uma musicalidade apurada e autoral. Veja o vídeo clipe lançado pelo artista em 2009.

Já o seu trabalho social é marcado pela realização de diversos eventos culturais e ações sociais em comunidades, como intervenções interdisciplinares nas escolas públicas de Alagoinhas e regiões próximas. Além disso, Osmar busca afirmar como ferramenta educativa a cultura Hip Hop como movimento de transformação social e o rap como “literatura marginal”, assim, ele participa de de grupos de estudos e trabalhos acadêmicos ajudando também a estreitar os laços entre universidade e comunidade.

Veja também

Africania vai a Santo Amaro

Uma conexão entre afeto e batuques ancestrais. É o que vai acontecer na apresentação de …