Home / Projeto / Programa

Programa

O Programa de formação e qualificação de agentes culturais, envolve um conjunto de atividades voltadas ao aperfeiçoamento do pessoal envolvido com o campo cultural, em especial aqueles identificados como agentes culturais – ativistas comprometidos com a efetivação dos direitos culturais, o desenvolvimento da cultura, a promoção e a preservação da diversidade cultural, o fortalecimento das comunidades culturais e a consolidação das políticas públicas de cultura, voltadas à ampliação e fortalecimento da cidadania cultural.

Cursos, produção e publicação de materiais conceituais e didáticos, seminários e conferências estão entre as principais atividades desenvolvidas. Contempla abordagens diversas, voltadas ao debate conceitual e político assim como à gestão e organização da cultura.

Com essas atividades propostas, que envolvem, sobretudo, produção e difusão de conhecimentos na área, pretende-se estimular, entre os participantes, o desenvolvimento da maior capacidade de articulação, diálogo e relacionamento sociais e incentivar atitude crítica, empreendedorismo, empoderamento e iniciativa social desses ativistas.

Realizado em parceria com o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) . O CULT é um dos mais destacados centros universitários de ensino, pesquisa e extensão dedicados à cultura no Brasil.

É viabilizado por meio de apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia através do edital de Formação e Qualificação em Cultura 2016 do Fundo de Cultura da Bahia.